Alimentação Saudável

Os animais devem ser alimentados com uma dieta adequada e equilibrada, que varia conforme a espécie.

O ideal é sempre fornecer como principal fonte alimentar, uma ração de boa qualidade, indicada para a espécie e que esteja bem armazenada.

Por que uma ração de boa qualidade ?

As rações são produzidas após estudos que indicam o balanceamento ideal dos componentes, para a espécie, idade e raça.

Desta forma, mesmo que o animal não receba suplementos, a sua alimentação será a ideal (exceto em alguns momentos da vida ou em doenças, onde o veterinário poderá adaptar a alimentação conforme necessário).

Por que uma ração indicada para a espécie ?

Cada espécie animal tem necessidades únicas, para uma vida saudável. Por exemplo: as rações de de cães não fornecem a Taurina para os gatos. Este é um aminoácido essencial para os felinos.

Nas aves a situação é igual. Cada espécie tem uma necessidade que na maioria das vezes, difere das outras. Desta forma, devemos usar alimentos indicados para cada espécie.

Por que bem armazenada ?

Mesmo que uma ração seja excelente, se a forma na qual foi guardada não for a correta, ela pode ter as suas característas alteradas e perder as qualidades iniciais.

Além disso, caso a embalagem seja danificada, pode ocorrer contaminação por fungos, bactérias, produtos químicos etc.

Rações vendidas sendo pesadas e ensacadas na loja, vendidas em pacotes danificados ou abertos, podem muitas vezes, levar um animal a adoecer.

Filipe Santos

Médico Veterinário

Voltar